Desce Turismo
  • Instagram Desce Turismo
  • Twitter Desce Turismo

Twitter

Instagram

  • Facebook Desce Turismo

Facebook

Sobre nós

Blog de viagem compartilhado por uma turismóloga e uma fotógrafa fascinadas por viagem. Thaís e Débora percorrem há três anos cidades incríveis desse mundão.

Saiba mais..

Busque por Tags
Please reload

AS MAIS LIDAS

Museu do Vaticano e Basílica e São Pedro

Era um sábado em Roma e o nosso dia estava guardado para uma visita a mais rica e pequena cidade-estado-país do mundo e seus museus: o Vaticano, sede da Igreja Católica.

 

 

 

Como chegar e com quem fazer o passeio?

 

Pegamos o metrô da linha A na estação Termini rumo a estação Ottaviano, que é a mais próxima do Vaticano e da agência Maya Tours que nos levaria para o passeio.

 

O tour escolhido foi um destes skip the line, e incluía a visita as galerias dos museus do Vaticano, acesso a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Atualmente o valor deste tour com a empresa está de 50 euros por pessoa.

 

 

O Musei Vaticani

 

Os museus do Vaticano são conhecidos por ter um acervo tão importante quanto o do Louvre em Paris, e de ter atrações tão imperdíveis e conhecidas como a Mona Lisa. Fazendo assim sua presença lá ser fundamental seja em um tour guiado ou não. 

 

 

 

Entramos com facilidade ao museu, e a primeira parada foi em um grande saguão com um Vaticano em maquete. Ali já vimos também o quanto o museu já estava cheio.

 

  

 

Pinecone Courtyards

 

Este jardim que popularmente pode chamar-se Jardim da Pinha foi nossa primeira parada. 

 

É um espaço aberto dentro do museu que leva este nome, porque no espaço tem uma pinha em bronze gigante que pertencia a uma fonte de termas privadas de um nobre da Roma Antiga.

 

 

  

 

Museu Chiaramonti

 

Um corredor com coleção de estátuas romanas, um destaque especial para os bustos de Júlio Cesar, Augusto, Trajano, Tibério, Vespasiano e Settimo Severo. Não conseguimos uma boa foto, pois estava super cheio!

 

 

Octagonal Courtyard

 

Logo em seguida paramos em um segundo espaço aberto, desta vez menor e mais lotado que leva o nome de Jardim Octagonal. Os destaques do espaço é sem dúvida a escultura de Laocoonte e seus filhos, e a escultura de Apolo de Belvedere.

"Os museus do Vaticano são conhecidos por ter um acervo tão importante quanto o do Louvre em Paris, e de ter atrações tão imperdíveis e conhecidas como a Mona Lisa." 

Um pouco de história

 

Laocoonte e seus filhos: Esta escultura mostra Laocoonte sacerdote de Apolo e seus filhos, sendo estrangulados por duas serpentes representando uma das lendas da Guerra de Troia. Laocoonte teria irritado o deus Apolo por uma razão ainda não clara, e em vingança Apolo enviou as serpentes para matá-los.

 

 

Apolo de Belvedere: polêmico. Além de provavelmente ter enviado as serpentes para Laocoonte aqui em cima, esta escultura sem data e autoria é uma das mais importantes desde o Renascimento, no entanto é considerada uma cópia romana de uma original grega perdida.

 

  

Ambas necessitam de grande esforço para um espacinho pra fotos, e por isto as nossas não ficaram tão maravilhosas quanto as que o google irá lhes oferecer ou, melhor, sua visita.

 

 

As Galerias

 

Por si só um soco no olho. Perdoe a expressão, mas independentemente dos itens que as compõem, as galerias são incríveis do teto ao chão, das portas às colunas, TUDO!

 

 

Sala Rotonda

 

Seguimos primeiro para Sala Rotonda ou Roundroom onde encontramos um espaço que lembrava um pouco o Panteão, já que a sala seguia uma forma circular com a redoma em detalhes quase idênticos ao grande monumento.

 

No centro da sala estava uma bacia imensa de pórfiro (rocha eruptiva) de cor avermelhado puxado para o roxo, que acredita-se ter sido utilizada na Casa Dourada de Nero. O cerco feito ao redor da obra era tão extenso que demos uma volta bem espremida pela Roundroom, acredito para evitar toques e pisões em massa também no belo mosaico abaixo da bacia.

 

 

 

Greek Cross Room

 

Ao lado da Sala Rotonda encontramos a Greek Cross Room, um corredor construído durante o pontíficie do Papa Pio VI. Nela além de retratos e estátuas, é possível encontrar duas tumbas em pórfiro de característica similar a bacia de Nero, e em seu centro um mosaico incrível com o busto de Athena.

 

 

 

 

 

Fomos então para duas galerias que consideramos como as mais legais, e talvez muita gente também as considere já que a dificuldade de conseguir um espaço para uma boa foto foi grande.

 

 

Galeria de Tapeçarias

 

A primeira foi a Galeria de Tapeçarias. Prepare-se para um grande corredor onde na esquerda você verá toda a história de Cristo, e na direita a vida de Urban VIII papa da família Barberini. Mas 'ah, tapetes...' o material de confecção deles é em sua maioria fios de ouro e prata, seda e lã, além do que cada um deles estima-se que ficava pronta em um período de 09 anos. O teto aqui vai fazer você começar a ficar com torcicolo, nunca esqueça de olhar pra cima. Aqui na foto você vai pensar que o teto foi esculpido, mas não, é uma pintura.

 

 

 

Galeria dos Mapas

 

A segunda galeria PREFERIDA DO CORAÇÃO foi a Galeria dos Mapas, ela é uma das mais incríveis na nossa humilde opinião. 120 metros com 40 afrescos do século 16 nas laterais de mapas, e o teto abobadado de dar torcicolo em qualquer um.

 

 

 

 

A Capela Sistina

 

'Attenzione, silenzio' 'No photo' foram as frases da vez.

 

Não temos fotos porque não queríamos ser expulsas da capela por nada, então vamos de memória.

 

A entrada na capela lembra uma tentativa de entrar no metrô as 18h00, pessoas se empurrando caçando um lugarzinho para chegar primeiro na famosa capela.

 

A primeira visão ao entrar é uma panorâmica da extensão da capela vista do altar principal. A capela como muitos sabem é encantadora e disputadíssima pelos turistas de todo mundo. Toda em afrescos pintados à mãos por Botticceli, Michelangelo entre outros, é preciso mais do que querer apreciar algo, mas de muita paciência para poder encontrar um lugar e tentar analisar pedaço a pedaço.

 

No teto e laterais encontram-se as passagens do antigo e novo testamento. Quase no centro do teto é possível ver uma das mais conhecidas imagens renascentistas pintadas por Michelangelo, A Criação de Adão.

 

O que de costas talvez você não tenha percebido já que entrou por ele, é a pintura IMENSA do Juízo Final de Michelangelo que compõe todo o altar principal da capela. Sendo tão incrível em detalhes quando o teto.

 

Sem pressa, procure um banquinho para se sentar, com sorte você conseguirá um espaço para ficar boquiaberto com tudo. Chega a ser perturbador a quantidade de imagens em um espaço que parece pequeno para tanta grandiosidade de detalhes.

 

 

A Basílica de São Pedro

 

  

No mesmo estilo furando fila entramos na Basílica de São Pedro. Também com 05 pórticos de acesso seria difícil encarar muitas filas.

 

É de se perder ali dentro, não consigo dizer em números a quantidade de altares, estátuas, papas embalsamados, entre tantas outras coisas que você encontrará aqui dentro.

 

Para nossa sorte no final de semana estava sendo comemorado o dia de São Pedro, o altar principal estava com acesso fechado, mas uma escultura de São Pedro com vestes papais era o centro das atenções. Pra variar, não deu uma foto boa pela quantidade de gente.

 

 

 

A saída da Basílica se dá pela lateral e olha só quem encontramos.

 

 

Fofíssimos estes guardas suíços, não, é?! Eles são uma das principais atrações do Vaticano, chega a dar dó da quantidade de gente batendo foto deles, mas quem não quer uma?

 

 

Informações úteis

 

Maya Tours

Site: mayatoursroma.com

E-mail: info@mayatoursroma.com

Telefone: +39 06 64013979

 

Cidade do Vaticano

Site: vaticanstate.va

 

Museus do Vaticano

Ingressos: 26€ por pessoa

Site: http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en.html

 

Valor de ingressos para visitas aos Museus do Vaticano e Capela Sistina com audioguide. Para outras opções de passeio, como visita a noite ou fora de horários de pico, acessar o site acima.

 

Horário de funcionamento

09:00 às 18:00 de Segunda à Sábado

Última entradas às 16:00

09:00 às 14:00 todo o último Domingo do mês

Última entradas às 12:30

 

Basílica de São Pedro

Ingressos: Grátis

 

Horário de funcionamento

07:00 às 19:00 de Abril a Setembro

07:00 às 18:00 de Outubro a Março

 

*Informações atualizadas dia 22/12/2017.

 

Quer saber mais e ter uma outra opinião sobre os arredores de Roma e sobre o Vaticano?

 

Vá até o blog Turistando.in da Juliana e desenrole ainda melhor sua viagem com as dicas dela no post Conhecendo Roma e o Vaticano.

 

Please reload

Mais postagens:

As vantagens de um hotel Disney

May 22, 2019

Montmatre e a boemia parisiense

March 2, 2018

1/15
Please reload