Desce Turismo
  • Instagram Desce Turismo
  • Twitter Desce Turismo

Twitter

Instagram

  • Facebook Desce Turismo

Facebook

Sobre nós

Blog de viagem compartilhado por uma turismóloga e uma fotógrafa fascinadas por viagem. Thaís e Débora percorrem há três anos cidades incríveis desse mundão.

Saiba mais..

Busque por Tags
Please reload

AS MAIS LIDAS

Como assistir o palio de Siena na Itália?

Durante um mochilão no ano de 2014, Siena foi uma dentre as 15 cidades que passamos. Nela nos surpreendemos pela falta de informação, que felizmente me levou a dica de hoje.

 

O que é o Palio?

 

Não é o carro. Em duas únicas datas Siena é a grande anfitriã de um evento chamado Palio di Siena, que é uma corrida de cavalos que acontece anualmente nos dias 02/07 e 16/08 na principal praça da cidade, a Piazza del Campo. Nesta corrida, 10 cavalos competem representando 10 das 17 Contradas (algo similar a bairros) de Siena. 

 

  

 

Para conseguir imaginar a importância dessa corrida para os moradores de Siena, é preciso entender que o Palio se dá desde o século XIII. E para os moradores suas Contradas são em si sua principal fonte de identificação, mais do que a própria Siena. Exemplo disso é que cada Contrada possui uma insígnia própria, sua forma de governar, seu santo padroeiro, sua igreja, e eles apostam e organizam o evento por si.

 

Como chegar e onde ficar

 

Chegamos na cidade no dia 02/07 para passar 01 noite, e desde a chegada ao hotel sentimos que estávamos completamente avulsas sobre o maior evento de Siena. Quando perguntamos sobre a cidade a recepcionista informou que estava tendo um tal Palio que estava complicado para chegar no centro, e que a cidade estava muito cheia, nós, no entanto, até ali estávamos nem aí estava pra situação.

 

Como estávamos de carro e o hotel que ficamos era meio longe - dica número #01: não vá de carro em dia de Palio, ou procure um hotel com estacionamento dentro da cidade –, acabamos tendo que ir até o centro de com ele e pagamos um estacionamento consideravelmente caro -cerca de 20 euros- que também era afastado da Piazza del Campo. Pelo lado positivo, como a intenção de estar 01 noite em algum lugar é andar e conhecer o máximo que der, ficamos por ali mesmo e fomos para o até então desconhecido Palio di Siena a pé.

 

 

O Palio di Siena

 

A começar sobre a cidade: Siena é linda, medieval, e ao caminhar para um restaurante localizado na Contrada de Draco, foi possível acompanhar o mais carismático dos espíritos da cidade. Enfeites e bandeirinhas cercavam as pequenas ruas de Siena que nos fez sentir como no século XIII -só que só com a parte boa-.

 

  

 

 

 

Para quem é fã de programas baratos a melhor dica é que é tudo de graça, mas chegue cedo. A praça fica em um estado intransitável, e antes da corrida tem o desfile de todas as Contradas que é magnífico de assistir. Capriche na água porque é verão, mas com moderação pois não tem banheiro. Separe roupas confortáveis sempre, pois caso não queira sentar no chão com certeza algumas horinhas você ficará de pé. 

 

 

  

Após o desfile é hora da preparação dos cavalos para o início da corrida, que é acompanhado pelo sorteio das suas colocações e que acompanha comemorações vs. xingamentos italianos de todos os lados. Com tudo resolvido, segue um silêncio emocionante que toma conta da praça antes do estouro para início da corrida. Após as três voltas quando descobrir quem é o vencedor, tome cuidado para não ser atingido por algum italiano fervoroso torcendo por sua Contrada. Entre um “cazzo” e outro garrafas de água podem voar em sua direção, mas leve na esportiva, escolha sua Contrada e junte-se a eles se for necessário!

 

Já comentamos que tudo é bem tradicional? Não é mentira.

 

 

 

Siena como muitas outras cidades Italianas mantêm esse espírito medieval e encantador naturalmente. Mas o Palio. Ah!... O Palio, é a encarnação medieval em pleno mundo contemporâneo, programe sua viagem para aproveitar esse evento, você não vai se arrepender.

 

Links úteis: Palio di SienaHotel Palazzo Dei Priori  | Il Masgalano Ristorante 

 

Please reload

Mais postagens:

As vantagens de um hotel Disney

May 22, 2019

Montmatre e a boemia parisiense

March 2, 2018

1/15
Please reload